terça-feira, 6 de abril de 2010

História: O coelhinho que não queria estudar

O nosso amigo Kevin trouxe na escola um coelho de pelúcia, então a professora contou a história de um outro coelhinho, o coelhinho Juquinha.
Nós fizemos a dramatização da história e depois um fantoche do coelhinho Juquinha.

O COELHINHO QUE NÃO QUERIA ESTUDAR
Na floresta, todos os filhotes de animais iam à escola. Só um ficava em casa, o coelhinho Juquinha.
- Ir para a escola ? Para que? Desenhar, aprender.... Eu não preciso disso, posso muito bem encontrar cenouras sem saber ler. Eu vou é me divertir.
Todos os animaizinhos tinham ido à escola, Juquinha resolveu distrair-se e pensou:
- Vou à casa do vovô Coelho ouvir histórias.
Juquinha chegou à casa do vovô Coelho, bateu... Chamou... Chamou, ninguém respondeu. Vovô Coelho tinha deixado um aviso na porta, mas Juquinha não sabia ler e pensou:
- Com certeza vovô Coelho está no consultório, pois ele é dentista. Vou embora.
Aborrecido por não ter encontrado o vovô em casa, e cansado de tanto andar, Juquinha com surpresa avista o vovô.

- Estou vindo de sua casa, vovô. Que pena o senhor ter ido trabalhar justo hoje.

- Trabalhar? Hoje é o meu dia de folga. Você não leu o aviso que coloquei na porta?

Juquinha ficou muito desapontado e não respondeu. Vovô Coelho se lembrou de que ele não sabia ler e explicou:

- Pois o aviso dizia: volto já, sente-se e espere um pouco.

- Ah! Então é isso que os avisos dizem. Pois já sei, agora aprendi.

No dia seguinte Juquinha foi à casa da sua prima Fofinha. Chegando lá, ele bateu na porta, mas Fofinha não ouviu. Mas, bem embaixo de sua casa, havia uma cadeira com um aviso.
- Agora, já sei ler avisos. A prima Fofinha volta já, vou sentar e esperar um pouco. Que horror! Sujei-me todo de tinta, por que não me avisaram?

A prima ouviu o coelhinho gritando e disse:

- Que é isto, Juquinha? Você não viu o aviso sobre a cadeira? Ah! Você não sabe ler, não é? Este papel na cadeira diz: tinta fresca.
- Como eu me enganei, mas agora eu não me engano mais. Já sei tudo sobre avisos.

Juquinha foi embora. Quando ele chegou em sua casa, viu a caixa do correio aberta. Dentro dela havia um papel.

- Já sei, não devo chegar perto da caixa, ela foi pintada de novo, aquele papel diz: tinta fresca. Vou passar bem longe.
No dia seguinte, Juquinha notou um movimento diferente. Parecia que estava acontecendo alguma coisa fora do comum. Havia muitos animaizinhos passando na rua. Eles não tinham ido à escola, carregavam doces, balas, bombons e salgados. Juquinha resolveu ir ver aonde eles iam e começou a acompanhá-los às escondidas. Os animais estavam parando no meio da floresta. Debaixo de uma árvore, colocavam os doces, salgados e bebidas.

- Um piquenique! E não me convidaram!

A coelhinha sua amiga viu Juquinha chorando e lhe perguntou:

- Por que você está chorando, Juquinha?

- Eu não fui convidado para o piquenique, ninguém se lembrou de mim.

- Lembraram sim, Juquinha. Eu vi o carteiro colocando o convite na caixa do correio de sua casa.

- Então aquilo era um convite? Pensei que fosse um aviso sobre tinta fresca.
- Ora Juquinha! .Você precisa ir à escola aprender muitas coisas importantes e fazer muitos amigos.
- Então eu fui convidado para o piquenique, que bom! Pensei que eles tinham se esquecido de mim. Amanhã mesmo eu vou começar. Serei o primeiro a chegar à escola.
No caminho Juquinha foi cantando, pois agora ele vai aprender, estudar, crescer e ter uma profissão.
Música: O que eu serei quando crescer?
O que eu serei quando crescer?
O que eu serei quando crescer?
Será que eu serei dentista?
Será que eu serei artista?
O que eu serei quando crescer?
O que eu serei quando crescer?
Será que serei cantor?
Será que serei um escritor?

Nenhum comentário:

Postar um comentário