quarta-feira, 31 de março de 2010

MENSAGEM DE PÁSCOA



NÓS, DA TURMA DOS TUBARÕES,

DESEJAMOS À TODOS VOCÊS UMA

PÁSCOA CHEIA DE AMOR.

LIVRO: COELHO BENVINDO

PÁSCOA É REPARTIR...

A COELHA TROUXE UM DELICIOSO OVO DE PÁSCOA PARA A NOSSA TURMA.
REPARTIMOS O OVO COM OS NOSSOS AMIGUINHOS.

terça-feira, 30 de março de 2010

OFICINA DE MÁSCARAS - TURMA DAS ESTRELAS, TURMA DOS PEIXINHOS E TURMA DOS TUBARÕES

A OFICINA DE MÁSCARAS FOI UM SUCESSO!!
CADA CRIANÇA PODE ESCOLHER O MODELO DA MÁSCARA DE COELHO QUE GOSTARIA DE FAZER.

segunda-feira, 29 de março de 2010

sábado, 27 de março de 2010

Programação da semana da Páscoa

* COLAMOS, NO CADERNO DE RECADOS, A PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DA PÁSCOA.

Livro: A galinha preta

/> "Todos os ovos são iguais. Será? Pois os ovos da galinha preta eram diferentes: tinham forma de coração, de quadrado, de estrela... Por isso, ela era discriminada no galinheiro e foi condenada a viver fechada no paiol. Mas, com a ajuda do coelho da Páscoa, a beleza dos ovos da galinha preta foi reconhecida e ela encontrou o lugar ideal para viver."

*DEPOIS DE OUVIR A HISTÓRIA , FIZEMOS UMA DOBRADURA DE GALINHA.

quinta-feira, 25 de março de 2010

CHEGADA DO OUTONO

A professora Lucia preparou um cantinho muito especial para comemorar a chegada do outono. Ela pegou algumas folhas que tinham caído das árvores do nosso parque.
Colocamos uma folha de sulfite em cima de algumas folhas que a tia Lucia trouxe e passamos o giz de cera deitado por toda a folha, fazendo-as " aparecer" .

MÚSICA: COELHINHO SALTADOR

QUINTA- FEIRA É DIA DE BANDINHA.
ENQUANTO AS MENINAS TOCAVAM, OS MENINOS CANTAVAM .DEPOIS FOI A VEZ DOS MENINOS TOCAREM E AS MENINAS CANTAREM. A MÚSICA ESCOLHIDA FOI: COELHINHO SALTADOR.
NO CANTINHO DE DOBRADURA, FIZEMOS UM DEDOCHE DE COELHO.

quarta-feira, 24 de março de 2010

PARQUE

NÓS BRINCAMOS, COM BALDINHOS , NO TANQUE DE AREIA NOVO DO NOSSO PARQUE.
ALGUNS AMIGUINHOS ACHAM QUE A AREIA VEIO DA PRAIA ONDE MORA O TUTU.

Livro: Quem é o dono?



TERESA NORONHA & SANDRA AYMONE
O domingo amanheceu lindo. O céu estava muito azul, o sol mais dourado do que nunca. Mais azul do que o céu, mais brilhante do que o sol, era um ovo muito grande que estava escondido na grama do quintal. Era azul e vermelho, com pintinhas brancas... aí começou a confusão... toda a bicharada reclamava para si o direito de chocar o ovo. Leia a história até o fim para saber no que vai dar tamanha confusão.
Editora: Loyola
* NA RODINHA DA CONVERSA, QUEM TINHA A FORMA OVAL, PODIA CONTAR UMA NOVIDADE.

* NO CANTINHO DE PINTURA, DESENHAMOS E PINTAMOS O OVO QUE A TETÊ GANHOU.

terça-feira, 23 de março de 2010

LIVRO : TOTÓ



Esta é minha pessoa de estimação. Suas orelhas não ouvem tão bem quanto as minhas. Ela tem as garras muito fracas. O pêlo dela só cobre a cabeça. Fui eu que escolhi o nome dela: Totó.? Um livro terno, engraçado, todo ao contrário, que acompanha as aventuras de uma menininha com seu cãozinho de estimação (ou será que é um cãozinho com sua menininha de estimação?). Uma visão canina do mundo, do autor premiado Michael Rosen e do novo talento Neal Layton.
Editora: Martins Fontes
Autor: MICHAEL ROSEN & NEAL LAYTON
* FIZEMOS A DOBRADURA DO CACHORRO DA HISTÓRIA.

segunda-feira, 22 de março de 2010

Dia Mundial da Água

A água é muito importante para a vida das plantas, dos animais e para a nossa vida.
Hoje fizemos uma lista de tudo o que podemos fazer com a água. Percebemos que a água serve para molhar as plantas, fazer comida, lavar as mãos, tomar banho, limpar a casa, lavar louça, lavar roupa, nadar e é claro fazer bolinhas de sabão.

A Mônica e o Cebolinha vieram dar dicas de como podemos usar a água sem desperdício. A Mônica disse que quando vamos escovar os dentes não precisamos deixar a torneira aberta e o Cebolinha falou que não podemos demorar muito no banho. Então nós resolvemos mostrar para eles como nós aprendemos tudo direitinho e fizemos até a brincadeira de tomar banho, sem desperdício de água, usando uma folha de revista. Durante o banho a folha foi transformada em: ÁGUA, SABONETE, SHAMPOO, TOALHA, CREME, PENTE, PASTA DE DENTE. Depois colamos, no caderno de recados, uma gotinha com as dicas da Mônica , Cebolinha e da Magali.

domingo, 21 de março de 2010

DIREITOS DA ÁGUA


Direitos da Água



A presente Declaração Universal dos Direitos da Água foi proclamada tendo como objetivo atingir todos os indivíduos, todos os povos e todas as nações, para que todos os homens, tendo esta Declaração constantemente no espírito, se esforcem, através da educação e do ensino, em desenvolver o respeito aos direitos e obrigações anunciados e assumam, com medidas progressivas de ordem nacional e internacional, o seu reconhecimento e a sua aplicação efetiva.

1. A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, povo, nação, região, cidade, é plenamente responsável aos olhos de todos.

2. A água é a seiva de nosso planeta. Ela é condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura.

3. Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.

4. O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.

5. A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como a obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.

6. A água não é uma doação gratuita da natureza, ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode escassear em qualquer região do mundo.

7. A água não deve ser desperdiçada, poluída ou envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se esgote ou deteriore a qualidade das reservas atualmente disponíveis.

8. A utilização da água implica em respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou sociedade que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.

9. A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.

10. O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.


Fonte: Cesama

De onde vem a onda?

sexta-feira, 19 de março de 2010

Livro em 3 D

A nossa turma ganhou de presente do Léo,um livro sobre TUBARÕES em 3 D.